O branqueamento dentário é um dos atos mais procurados em medicina dentária quando falamos de estética dentária.
O poder do branqueamento dentário na autoestima é significativo e pode ter um impacto profundo na forma como uma pessoa se vê e se relaciona com os outros. O sorriso é uma das primeiras coisas que notamos em alguém e, quando estamos insatisfeitos com ele, isso pode afetar diretamente a nossa confiança e percepção pessoal.
Com dentes mais brancos e brilhantes, a pessoa tende a sentir-se mais segura e confortável para sorrir sem se preocupar com a aparência dos dentes. Isso leva a uma sensação imediata de melhoria na imagem pessoal e na confiança.
Como atua o branqueamento dentário?
O branqueamento dentário consiste na aplicação de um gel que infiltra a estrutura dentária e, através de agentes químicos como o peróxido de hidrogénio ou peróxido de carbamida, oxida as manchas de pigmento existentes através de uma interferência química.
Que cuidados devo ter antes e depois do branqueamento dentário?
Antes de realizar qualquer tipo de branqueamento dentário é fundamental avaliar a saúde oral geral; pacientes com cáries, doenças gengivais ou dentes sensíveis, devem tratar primeiro estes problemas e só depois realizar o branqueamento. Após o branqueamento dentário, é importante que o paciente perceba que a cor pode recidivar ligeiramente mas, ocasionalmente regressa à cor inicial. Para manutenção da cor, o paciente deve evitar a ingestão de alimentos pigmentados (frutos vermelhos, açafrão,…) e bebidas cromogénicas (chá, café, vinho tinto,…). Também o tabaco favorece a recidiva de cor e deve ser evitado.